quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Queda de cabelo sazonal

O verão está a chegar ao fim e a pior fase do ano para o nosso cabelo está a chegar...

Todos nós já demos conta que no Outono (particularmente em outubro e novembro) aumenta a queda de cabelo. Esta é a queda de cabelo sazonal.

Por volta dessa época do ano, muitos homens e mulheres - principalmente as mulheres - percebem que têm mais queda de cabelo que o normal durante a lavagem ou escovagem.

Após uma análise cuidadosa, investigadores suecos confirmaram que de a queda de cabelo pode ser sazonal.

Todos os dias caiem, em média, entre 50 e 100 cabelos, um resultado direto das fases de crescimento do cabelo. Um fio de cabelo tem, em média, um ciclo de vida que varia de 24 e 72 meses (2 e 6 anos) durante os quais ele irá crescer normalmente. No entanto, cerca de 10% do cabelo pode estar em uma fase de "descanso" (conhecida como telogénica), ponto em que o cabelo está pronto para cair. Esta fase dura de três a quatro meses até que caiem.

Pesquisas sugerem que nas mulheres a taxa de cabelo na fase telogénica aumenta durante o mês de verão. Esses cabelos caem cerca de 100 dias depois, no outono, por volta de meados de outubro ou novembro. A causa não é clara, mas algumas pesquisas sugerem que o stress causado pelo calor do verão pode fornecer alguma explicação.
Cientistas suecos que examinaram esse fenómeno sugerem que esses cabelos permanecem mais tempo no couro cabeludo nos meses de verão para proteger seu couro cabeludo do sol quente e da radiação ultravioleta. No outono, esse crescimento adicional não é mais necessário e, portanto, é "eliminado".

Também é comum nas mulheres que a queda aumente ligeiramente durante a primavera, no entanto esta queda não é tão perceptível como a queda no outono.

É nestas fases em que a queda aumenta que podemos ter alguns cuidados redobrados com a alimentação, mas também com os produtos que aplicamos no cabelo mas principalmente no couro cabeludo: loções ou ampolas que sejam aliados nesta luta conta a queda de cabelo.


A minha perda de cabelo é sazonal?

A queda de cabelo sentida durante os meses de outubro e novembro pode ter sido um fenómeno puramente sazonal para muitas mulheres, cujos resultados são pouco visíveis. No entanto, algumas mulheres podem sentir que a queda diária é superior aos 50 a 100 fios (considerados normais).

Embora alguns tipos de queda de cabelo sejam perfeitamente normais, como é o caso da regeneração que ocorre no ciclo capilar. Ocasionalmente, e por vários motivos, podemos perder mais cabelo do que ele consegue regenerar e nem sempre é fácil perceber que estamos com mais queda de cabelo do que cabelos novos.

Cabe a cada um de nós uma auto-análise do couro cabeludo para perceber se está com queda normal ou se a queda é excessiva. Uma forma simples é, com ajuda de um pente, fazer um "risco ao meio" e observar a zona do risco: se notar que o cabelo está mais fino que o normal e notar que o couro cabeludo está mais visível que o normal; se seu cabelo for longo o suficiente para fazer um "rabo de cavalo", também pode notar que o cabelo que apanha está mais fino que o normal, nesse caso, a queda que está a sentir poderá estar relacionada com outro tipo de alopécia.



Se a queda de cabelo é contínua ao longo do ano e nota que o seu cabelo está a ficar ralo ou com zonas em que tem cada vez menos cabelo, deve procurar ajuda de um médico Dermatologista - Tricologista pode estar com outra causa para a queda de cabelo: Alopécia.
Ele não só avaliará a causa da queda, mas também aconselhar que tratamentos existem para estabilizar a queda de cabelo e estimular o crescimento de novo cabelo.

Sem comentários: